Muita história. São mais de 40 anos de carreira, pensando, criando e desenvolvendo
produtos que traduzem um conceito que Fernando Jaeger traz de sua própria casa.
Casa com afeto. Nessas quatro décadas, ele ampliou o alcance do design de móveis
no Brasil, com mais de 800 produtos de origem genuinamente brasileira.
Com relatos e cenas de seu cotidiano, Fernando e Yáskara compartilham no vídeo
abaixo um pouco de sua infância e formação, a criação das marcas e dos móveis,
a empresa familiar, o livro lançado em 2022 e muito mais. Confira!
Há mais de 40 anos Fernando Jaeger se dedica à criação e produção de peças de mobiliário. Nesse processo de muitas etapas, o começo pode estar nos detalhes e movimentos mais simples do dia a dia, na atenção ao uso e às interações que as pessoas estabelecem com a própria casa. Pode estar no perceber de necessidades e importâncias que mal nos damos conta, nos meneios para nos acomodarmos no sofá, no jeito que nos recostamos na poltrona ou que apoiamos as pernas num puff. Esse começo pode estar em vários lugares.
Fernando busca informação e inspiração em praticamente tudo o que o cerca. As técnicas antigas de marcenaria, o maquinário novo de um torneador, os desenhos e características da madeira, o reaproveitamento de materiais, o móvel quase centenário que instiga traços e releituras – uma cadeira de alpendre, um carrinho de chá –, tudo serve para suscitar ideias e projetos.
As inúmeras nuances e aplicações da madeira são fontes permanentes de estudos e prospecções. Árvores nobres sempre geraram um interesse especial pela beleza e pelas propriedades que apresentam. Pau ferro, nogueira e carvalho são bons exemplos. Outras espécies, esquecidas pelo mercado moveleiro, também não passaram despercebidas pelo designer – foi assim que o uso precursor do eucalipto lhe rendeu prêmios e reconhecimentos no passado.
A curiosidade por novas técnicas e materiais o levaram a descobrir também outras possibilidades que o design oferece. Fernando gosta da plasticidade e da leveza do metal, de cores e tintas a pó. Utiliza couro em suas peças há muitos anos. Desenvolve tecidos, estampas e tonalidades – e aqui há um pendor especial. Mais recentemente, descobriu o mármore e experimentou a palha e a corda náutica. Transformou tudo em matéria-prima e produto.
É dessa forma que o designer percorre há décadas um caminho ainda pouco explorado no design de móveis no país. Fernando reafirma seu trabalho autoral a cada projeto e produz em escala uma linha própria de produtos que valoriza a matéria-prima e a produção 100% nacional.
A compreensão do que é funcional e necessário encontra ressonância em um senso estético acurado por muita pesquisa, observação e conhecimento. Fernando interpõe o clássico e o contemporâneo em projetos que atravessam tendências e preferências. Suas linhas de produtos servem diferentes ambientes. Seu trabalho atende a diversas necessidades, de diferentes públicos. Seu propósito, porém, continua o mesmo: transformar as simples experiências do dia a dia em algo especial e aconchegante. Casa com afeto.
O resultado dessa combinação é um desenho pensado nas pessoas, mas também nas mãos e máquinas que trabalharão cada detalhe das peças. Fernando conhece a marcenaria e suas técnicas como poucos. No jeito de produzir e executar projetos, conseguiu preservar características artesanais expressivas até mesmo nos processos mais industriais. Ao colocar a produção em escala, contribuiu para reduzir custos e tornar suas peças mais acessíveis. E assim ampliou o alcance do design de móveis no país com produtos de origem genuinamente brasileira, fabricados para durar e atravessar gerações.
Fernando formou-se em desenho industrial pela UFRJ em 1980. Desde os primeiros trabalhos, sempre se interessou pelo uso da madeira e pela arte das pessoas que passam horas apurando os detalhes de uma peça. Um conhecimento que desenvolveu durante as muitas visitas a pequenos fabricantes de móveis no interior do Brasil, em busca de fornecedores que pudessem executar seus projetos e produzi-los em escala.
Ele encontrou muitos pelo caminho. De Rondônia ao Rio Grande do Sul, hoje mais de 20 indústrias trabalham com o designer de forma contínua e dedicada, algumas delas desde o início, há mais de 30 anos.
Fernando abriu o primeiro showroom em 1994 para atender a uma necessidade e uma vocação: ter um espaço próprio para comercializar seus produtos de forma exclusiva e oferecer às pessoas uma nova experiência em design de mobiliário. Uma experiência orientada pelo desenho autoral e pelo equilíbrio entre forma e função, mas produzida em série.
Mais de 30 anos depois, a essência desse trabalho continua a mesma, expressa não apenas em traços, desenhos e projetos, mas também no jeito de produzi-los e executá-los. Por isso é difícil datar seus produtos no tempo ou prendê-los a tendências de época. Há móveis clássicos, que estão em produção há muitos anos, e novas peças que estão sempre saindo do papel. Um trabalho atemporal que conta com o apoio fundamental de pessoas que acompanham Fernando desde o início, desde os primeiros desenhos.
Ao longo dos anos, o primeiro showroom mudou de endereço e outros cinco foram abertos. O negócio cresceu e se profissionalizou. A criação ganhou um estúdio próprio e novos designers. De lá, saem projetos e linhas exclusivas, que são encontradas apenas nas lojas Fernando Jaeger e hoje somam mais de 350 produtos.
Fernando continua à frente da criação, trabalhando sempre próximo da equipe, dos fornecedores e, principalmente, da família. Um núcleo que compartilha ideias, experiências e responsabilidades. Que o apoia no dia a dia do negócio e conta com a ajuda de mais de 90 funcionários nas áreas administrativas, operacionais e de criação da empresa.
Além das peças de mobiliário para casas e ambientes corporativos, essa equipe desenvolve também uma variedade de acessórios que vão de tapetes com desenhos exclusivos a tábuas de madeira para a cozinha. Há almofadas, cabideiros e luminárias. Puffs e sacolas são feitos e pensados para reaproveitar sobras de materiais. Criam-se novas cores de tintas, tecidos e acabamentos. Cuida-se, enfim, de cada detalhe.